terça-feira, 27 de outubro de 2015

Um Dia em Évora - Portugal

Por Rosemary Pessoa e Josie Pontes

No dia 29 de Junho fomos de carro à Évora (que fica à 1h30min de Lisboa). Uma cidade muito bonita, com um estilo romântico. Quando chegamos, estacionamos perto da muralha que cerca a cidade, onde tem o Aqueduto "Água de Prata" (uma grande obra de engenharia datada do século XVII).

O calor estava grande (42º) e a cidade quase deserta, não sabíamos se essa era uma característica dela ou se era por causa do calor, até que descobrimos que dia 29 de junho é feriado de São Pedro e feriado municipal em Évora, o que acabou colocando parte dos nossos planos abaixo, já que quase todas as atrações turísticas da cidade estavam fechadas.

Fomos  a Catedral da Sé (que para nossa alegria estava aberta), uma construção no estilo romântico-gótico. Existem três tipos de visitação: Catedral (€1,50); Catedral e Claustro (€2,50, estudantes e idosos pagam €2); Catedral, Claustro e Museu da Catedral (€3 - adultos, estudantes e idosos pagam €2). Vale a pena fazer a visitação completa, principalmente as torres (claustro) que nos dão uma visão ampla da cidade.

Seguimos para o Templo Romano de Évora ou Templo de Diana (deusa romana da caça), construído no século I D.C um dos principais cartões  postais da cidade. O templo é ao ar livre e logo atrás tem os Jardins Diana um lugar ótimo para passar um fim de tarde em família ou com os amigos.

Almoçamos no Bar do Tunnel um lugar bem jovial com preços em conta.

Chegamos na praça Giraldo um lugar cheio de restaurantes, barzinhos, etc... mas, infelizmente, estava tudo fechado graças a São Pedro. Como o calor estava de matar quase demos um mergulho na pequena fonte, com água fresquinha, que tinha na praça. Visitamos uma igreja em frente a praça após "uma choradinha" para que nos deixassem entrar, pois a igreja também estava fechada, mas o padre foi muito simpático e liberou nossa entrada por uns 5 minutinhos, nossa vontade era de passar mais tempo, porque lá tinha ar condicionado.

Nossa maior tristeza deste dia foi não poder visitar a Capela dos Ossos, que estava fechada e não tinha ninguém por lá pra gente poder dar uma "choradinha" como fizemos com o padre.
O que aprendemos com isso tudo:

1. Évora é uma cidade linda.
  2. Dê uma checada antes se é feriado na cidade que você está indo visitar.